Residência PDC / Central de Proyectos SCP

Mérida, México
  • Arquitetos: Central de Proyectos SCP; Central de Proyectos SCP
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Adocretos Cholul, Adocretos Edron, Cemex, Chukum, Coconats, Helvex, Hoüt, Kimicolor, Millet, Tecnolite, Teka, VALVO
  • Arquitetos Responsáveis: Ana Laura Puig Casares, Eduardo Calvo Santisbón
  • Engenharia Estrutural: ADECSA
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Eduardo Calvo Santisbón

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estratégia de projeto desta residência está baseada no compromisso com a honestidade construtiva, o respeito pelo contexto natural em uma área urbana e a busca por um modo de vida onde a austeridade material forneça qualidade espacial. O volume principal da casa está localizado no limite sul do terreno, respeitando as 3 árvores frutíferas preexistentes no lado norte, aproveitando a melhor ventilação e luz natural. O programa, que inclui duas salas, área social, um estúdio familiar e serviços, está concentrado em um bloco monolítico para reduzir seu impacto.

© Eduardo Calvo Santisbón
© Eduardo Calvo Santisbón

Como estratégia principal, o volume inclina sua cobertura 21 graus para o norte, onde os dormitórios estão localizados, e reduz sua altura para o sul, onde os serviços estão localizados. A subtração e rotação de um segmento central gera um recuo no pavimento superior que permite a ventilação cruzada nos dormitórios, bem como a acomodação dos equipamentos na cobertura e a localização das áreas de serviço e dos dutos das instalações da casa. Em corte, a composição permite a circulação do vento norte-sul e resfria a cozinha através da saída de ar quente no espaço de maior pé-direito.

© Eduardo Calvo Santisbón

© Eduardo Calvo Santisbón

A solução construtiva contempla a honestidade material em todos os elementos. As paredes de concreto aparente, pisos com madeira reciclada e de terceira qualidade, nos permitem um acabamento imperfeito consistente no telhado, mas contrastante com a continuidade volumétrica no pavimento superior.

© Eduardo Calvo Santisbón
© Eduardo Calvo Santisbón

Dado que um grande ônus econômico está nas alturas dos telhados e no modelo de piso escolhido, optou-se por eliminar completamente os acabamentos em ambos, usando pisos de concreto polido aparente. Para expressar o desempenho construtivo e estrutural, mezanino e telhado usam um sistema de vigas de concreto aparentes em combinação com peças abobadadas projetadas e fabricadas com um molde de ferro no local. O desenho desta peça permitiu ter a mesma quantidade de concreto na camada de compressão que uma laje tradicional, reduzindo o peso da mesma por ter uma massa menor.

© Eduardo Calvo Santisbón

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência PDC / Central de Proyectos SCP" [Casa PDC / Central de Proyectos SCP] 29 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917286/residencia-pdc-central-de-proyectos-scp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.